Computação gráfica, prérequesitos: Cálculo e Álgebra Linear

Nesta palestra eu vou tentar motivar a audiência para se envolver com computação gráfica, mostrando alguma coisa de um programa de computação gráfica, blender. Ao longo da palestra eu vou fazer algum uso do blender com dois objetivos:
  1. Mostrar como fazer um objeto andar no espaço, percorrendo uma curva. Vou usar para isto, e você pode reproduzir o que eu fiz na palestra usando um demo do blender chamado hairball.blend .
    O objetivo aqui é mostrar que precisamos de saber construir uma curva no espaço, com características que nos interessem, que servirá de fio condutor de um objeto passeando no espaço. Este demo do blender faz isto.
    A solução para este problema é uma curva chamada splines ou um quase-splines como eu defino e construo no meu livro de Cálculo Numérico que é um pouco mais elementar e fácil de construir que um splines.
  2. Outra ação típica de computação gráfica consiste da deformação de objetos que eu vou demonstrar usando outro demo do blender, sculpt.blend
  3. que vai me permitir usando o ratinho alterar uma forma predefinida. Isto pode ser feito automaticamente com uma composição de funções, algo do tipo G(x,y) = F(T(x,y)) em que F é uma função bivariada que define a forma primitiva e T é uma composição de funções lineares afins alteram por translação, rotação ou homotetia a imagem de F. G é o resultado esperado.
    Esta é uma construção típica decorrente de um bom curso de Cálculo multivariado em conjunto com Álgebra Linear. Um tipo de exercício nestas disciplinas deve conduzir o estudante a alterar formas para ganhar a experiência necessária para Computação Gráfica.
    Observe que o demo acima referido usa o ratinho para fazer visualmente as deformações, mas o objetivo deve ser automatizar o processo, por exemplo, criar uma caixa de diálogos que permita ao usuário indicar onde e que deformações devem ser feitas para que o programa as traduza com as funções F,G,T mencionadas acima.
Os demos do blender que citei acima podem ser baixados da página do programa, http://www.blender.org. Neste momento eles se encontram num arquivo zipado com o nome test249-GE.zip, obviamente este nome pode mudar, entretanto o contexto na página deve indicar onde se encontram os demos ou exemplos.
  1. Computação gráfica
    Computer graphics

  2. Um programa de computação gráfica

  3. A simulação gráfica

  4. As simulações feitas numa aula de Cálculo

  5. A arte de programar computadores

  6. Terminando

  7. Referências